rotina alimentar saudável
Reeducação alimentar 24.08.22

Como ter uma rotina alimentar saudável?

Este é um dos temas que mais converso com meus pacientes. A frase “na prática […]

Este é um dos temas que mais converso com meus pacientes. A frase “na prática a teoria é outra” resume muito bem o que vivem as pessoas que fazem reeducação alimentar. Na teoria, comer de forma saudável, praticar atividade física diariamente, fazer os shots matinais e a suplementação é fácil. Mas na prática também é?

Em um primeiro momento pode ser mais complicado, pois o paciente tem um hábito, por exemplo, não tomar café da manhã. Com a reeducação, ele poderá precisar tomar café da manhã! Então, é uma mudança que pode inicialmente causar estranheza. E isso é o que acontece de maneira geral com uma pessoa que procura a minha orientação nutricional. Depois de 30 dias tomando café da manhã, o paciente passa a perceber que essa mudança já se tornou um hábito e assim tudo fica mais fácil.

Dicas para ter uma rotina alimentar saudável na prática

O primeiro ponto é saber que você vai precisar fazer essas mudanças na sua alimentação, pois elas são a base da reeducação alimentar! Se você não fizer, não tem como atingir seus objetivos. 

Planejamento e disciplina são essenciais nessa jornada, para que você se programe com a sua alimentação para evitar os industrializados, o rodízio e o excesso de álcool. Pense no que está no seu plano, compre com antecedência, higienize as frutas, faça ou compre marmitinhas congeladas para facilitar o dia a dia. Evite comprar aquilo que não está no seu plano, não ter os industrializados e açúcares em casa torna tudo mais fácil! 

Eu dou várias dicas de receitas no meu Instagram para te inspirar e também tenho ebooks com receitas incríveis e exclusivas aqui

Outro ponto importante é o horário e a quantidade que estão descritos no seu plano. Tenha-o à mão, como uma bússola da sua saúde, coloque um despertador caso precise de ajuda para lembrar os horários. Outro ponto importante são os eventos e viagens, você pode aproveitar, mas pense na quantidade ideal para comer o que gosta sem exageros. Vai beber um drink? Intercale-o com água! Outra dica para uma rotina alimentar saudável é comer antes aquilo que é saudável, assim você estará mais satisfeita e comerá menos os alimentos que fogem do seu plano alimentar! 

Meus pacientes relatam que o período da noite é o mais difícil de manter o foco, e você pode repetir o que comeu no almoço ou pode optar por uma marmitinha saudável. Ou, melhor ainda, que tal fazer um jantar com uma bela salada, uma proteína magra e um carboidrato para sua família degustar juntos? Todos mantendo a saúde e aproveitando! Ir para a cozinha e se familiarizar com a feira e com a casa de produtos naturais também faz parte do seu processo de reeducação alimentar. 

Outras mudanças que fazem a diferença

A água é um outro ponto importante em uma rotina alimentar saudável e eu tenho um material completo sobre o assunto, te dando várias dicas de como fazer para incluí-la no seu dia a dia. Se você pode ou não substituí-la por outra opção e quais os benefícios da água no seu organismo! Mas vale lembrar que um corpo desidratado está com funcionamento comprometido, com isso reduz o metabolismo e assim você tem mais dificuldade em perder peso. 

Os suplementos também vão te ajudar. Para os meus pacientes eu faço composições exclusivas para suas necessidades, mas fazer o suplemento e mantê-lo na prateleira não vai te ajudar, por isso, aqui também vale a ideia de colocar o relógio para despertar, principalmente para aqueles que têm horário específico. Caso seja possível consumi-los em qualquer horário do dia, prefira o período da manhã que você pode tomá-lo depois do shot.

Atividade física é obrigatória! Mas você pode escolher algo que goste, pode começar com uma intensidade mais leve e ir gradualmente tendo objetivos com seu exercício. Artes marciais, dança, caminhada, tênis, golfe… É só escolher e depois conferir os benefícios. Vale lembrar que o ideal é fazer atividade física todos os dias, mas caso não consiga pode ser 5 vezes por semana. Com o tempo, eu ajudo você a intercalar as atividades. Por exemplo, você pode fazer dança 2 vezes por semana, funcional mais 2 e uma corrida. Assim você tem mais benefícios do que focar apenas em uma modalidade! 

Se você precisa de ajuda para criar novos hábitos alimentares, eu posso te ajudar! 

Agende agora uma consulta comigo para criar uma rotina alimentar saudável!  

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio