Exames nutricionista
Exames 17.12.21

Nutricionista pode solicitar exames?

Essa é uma dúvida bem frequente. O nutricionista pode e DEVE solicitar exames e isso […]

Essa é uma dúvida bem frequente. O nutricionista pode e DEVE solicitar exames e isso está assegurado na Lei Federal 8.234/91, artigo 4º, parágrafo VII: “Solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietiterapeutico”. 

Esse é um dos primeiros itens da lista quando uma consulta é realizada, afinal é fundamental saber como estão os índices do paciente. O trabalho do nutricionista também consiste na avaliação desses números e propor estratégias que estão relacionadas à melhora da saúde com base nesses dados.  

Quando o paciente vem com um histórico médico como uma doença crônica não transmissível o nutricionista também deve solicitar exames complementares para compreender a saúde do indivíduo e propor uma alimentação com base em suas necessidades. Se você não sabe quais são as doenças crônicas não transmissíveis, leia no meu blog um material exclusivo sobre esse tema.

Agora, caso você seja adepto de “dietas milagrosas” que podem ser feitas por qualquer pessoa, saiba que muitas vezes essas estratégias – dependendo dos tipos de alimentos que são ingeridos, podem aumentar ou diminuir certos índices que influenciam na sua saúde. Por isso, você precisa da ajuda de um profissional que vai avaliar você como um todo e propor uma reeducação alimentar que faça sentido para o seu organismo. 

Se você não sabe o que é reeducação alimentar, comece por aqui. Nesse texto do meu blog tem muitas informações.

Quando o paciente não possui convênio médico a solicitação desses exames é mais simples, visto que o nutricionista pode fazê-lo. Contudo, alguns convênios não aceitam pedidos de exames que não sejam feitos pelo médico. A minha estratégia em consultório é solicitar ao paciente que busque seu médico de confiança e peça a ele que faça a solicitação dos exames com base na lista que eu propus. 

Quais exames são solicitados por um nutricionista?

  • Hemograma completo;
  • Proteínas Totais;
  • Proteínas ligadoras de retinol;
  • Índices de creatina; 
  • Colesterol;
  • Vitaminas.

Como já comentado, quando o paciente tem uma doença, além dos exames para verificação inicial também são solicitados exames relacionados ao problema em questão. 

A alimentação tem a ver com os exames?

Claro que sim! Os exames são como um mapa que indica se você está se alimentando de forma saudável ou se tem exagerado com ultraprocessados – e principalmente, qual o impacto da sua alimentação no seu organismo.

Além disso, quando o paciente se depara com índices alarmantes ele percebe a importância de suas atitudes e escolhas. Por isso, os exames são pedidos no início do acompanhamento mas também são feitos depois de um período para uma reavaliação.

Bioimpedância: o que é?

Outro exame que é muito realizado pelos profissionais da nutrição é a Bioimpedância  – um procedimento feito dentro do consultório onde o paciente recebe informações sobre sua massa magra, gordura corporal, peso, gordura visceral, taxa basal e quantidade de água no organismo, entre outros.

O objetivo aqui também é avaliar a saúde do paciente com outras informações. Mas a bioimpedância também denota a evolução do paciente em seu protocolo. Em alguns casos o paciente pode não perder peso, mas substituir gordura corporal por massa magra e isso já é um resultado positivo. Só é possível fazer esse tipo de análise com esse exame. 

Hoje é possível encontrar no mercado máquinas de bioimpedância caseiras, mas essas ferramentas não são precisas e muitas vezes podem frustrar a pessoa. Visto que dependendo do que você comeu, bebeu e se treinou os resultados podem ser alterados. Por isso, o profissional da nutrição é a pessoa mais indicada para fazer o exame e é fundamental que você ouça com atenção as instruções para fazer o exame que é feito rapidamente. Confira neste link as orientações gerais.

Assim, para um bom acompanhamento o ideal é realizar a bioimpedância de tempos em tempos para que sejam comparados os resultados. 

Bioimpedância Inbody

Existem muitos aparelhos que realizam a bioimpedância, como já citei. No meu consultório eu tenho a tecnologia Inbody, que possui uma grande precisão além de destacar por proporcionar outras informações ao paciente como a taxa metabólica basal que mostra o mínino de calorias que você precisa ingerir por dia para conquistar o resultado desejado.

Para auxiliar no seu exercício físico, a Bioimpedância Inbody também mostra seu gasto energético a cada meia hora de atividade praticada. Além disso, com essa tecnologia, conseguimos analisar diferentes áreas do corpo. 

Confira os resultados  dados pela bioimpedância Inbody:

  • Água intracelular
  • Água extracelular
  • Massa magra seca
  • Massa de gordura
  • Nível de gordura visceral
  • Massa de músculo esquelético
  • Massa magra segmentada
  • Histórico de composição corporal
  • Análise de gordura segmentada
  • Taxa metabólica basal

Assim, caso você queira fazer apenas um exame de bioimpedância você pode agendar um horário comigo por aqui! Ou então você pode agendar uma consulta.

Por fim, agora se você prefere primeiro me conhecer e saber mais sobre o meu trabalho e formação, te convido a acessar esse link e tirar todas as suas dúvidas.

Espero por você! 

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio