Pré-diabético alimentação saudável
Alimentação saudável 29.06.22

Estou pré-diabético, a alimentação saudável pode me ajudar?

A diabetes é uma doença crônica não transmissível que independe de idade, raça e gênero. […]

A diabetes é uma doença crônica não transmissível que independe de idade, raça e gênero. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 40 milhões de brasileiros estão pré-diabéticos e 25% deles se tornarão diabéticos de fato. Mas o que diferencia uma pessoa pré-diabética que consegue reverter esse quadro e outra que acaba acometida pela doença?

Aqui no meu blog já comentei sobre pessoas com diabetes. Se você quiser saber mais leia aqui!  

E agora vamos à resposta: um dos pilares para modificar esse status de pré-diabético e retornar a um corpo saudável é a mudança no estilo de vida e principalmente na alimentação! Fato é que a diabetes NÃO TEM CURA! Mas uma pessoa pré-diabética pode modificar sua rotina e vencer esse desafio e assim manter seu corpo saudável.

O primeiro passo é buscar a ajuda de um médico endocrinologista e solicitar exames que mostrem a quantidade de insulina no corpo. Caso ele diagnostique você como pré-diabético tipo 2, fique calmo! Não foque no problema, busque uma solução! Você pode buscar uma nutricionista com foco em doenças crônicas não transmissíveis, que é a minha especialização. Mas lembre que mesmo que você não possua nenhuma doença, a nutricionista com esse foco vai te ajudar a prevenir doenças, inclusive a diabetes! 

Com o diagnóstico do médico em mãos você pode levá-lo à nutricionista. Ela vai realizar a bioimpedância para saber mais sobre como está a sua composição corporal. Eu, além de realizar esse exame, faço uma anamnese completa que analisa a flora intestinal, saúde física e mental dos pacientes. Além disso, também busco compreender se o ciclo circadiano dos pacientes está regulado e quais alimentos eles gostam e não toleram. Com base nessas informações posso realizar um planejamento alimentar e propor vitaminas e suplementações que vão tornar a pessoa mais saudável. 

A reeducação alimentar é o melhor caminho para um pré-diabético?

Quando a saúde está comprometida, como é o caso do pré-diabético, também precisamos estar comprometidos com a nossa saúde. A reeducação é a melhor ferramenta, pois ensina o paciente a fazer as melhores escolhas. Também é possível dar opções para variar o cardápio e manter o prazer ao se alimentar.

Mas o fato é que uma pessoa pré-diabética vai precisar ter a consciência que neste momento ela precisa de fato evitar a ingestão de alguns itens como: 

  • Ultraprocessados;
  • Doces;
  • Bebidas alcoólicas.

É preciso focar numa alimentação mais natural com frutas, verduras, grãos e carnes magras. Com a ajuda de uma nutricionista você vai retirar esses itens, mas com o tempo, dependendo de como fica sua situação, poderá introduzi-los de uma forma muito consciente, esporádica e em pouca quantidade! 

Obesidade e pré-diabetes têm correlação?

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para a diabetes tipo 2. Por isso, se você está pré-diabético é importante buscar ajuda de uma nutricionista para modificar seus hábitos alimentares e assim auxiliar no seu processo de emagrecimento. Isso acontece porque a gordura leva a resistência à insulina. Pessoas magras também podem desenvolver o tipo 2 de diabetes, mas normalmente isso acontece devido a uma disfunção nas células do pâncreas. 

Se você quer saber mais sobre os outros tipos de diabetes, leia o material que eu já indiquei aqui! Hoje nosso foco é no tipo 1, uma vez que está totalmente atrelado ao estilo de vida e alimentação. 

Diabetes gestacional pode se tornar diabetes tipo 2 

As mulheres correm risco de desenvolverem diabetes gestacional. Em muitos casos após o parto os índices se regulam naturalmente, mas é preciso acompanhar de perto a situação de perto. Quando está grávida a mulher passa por alterações hormonais e com isso pode ser reduzida a ação da insulina que controla a glicose. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, mulheres que tiveram diabetes gestacional têm 45% mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2.   

Nesse caso, além do acompanhamento com o obstetra é importante buscar o auxílio de uma nutricionista para realizar um planejamento alimentar que proponha nutrientes, vitaminas e minerais na quantidade adequada à gestante e a seus bebês. Assim, o índice glicêmico se mantém controlado e a gravidez segue tranquila! 

Se você está pré-diabético ou pretende engravidar e manter uma gestação saudável, agende uma consulta comigo! 

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio