Reeducação alimentar: seu aliado no combate à obesidade
Doenças crônicas não transmissíveis 06.04.22

Reeducação alimentar: seu aliado no combate à obesidade

A reeducação alimentar é uma das estratégias com maior potencial de mudar a sua saúde […]

A reeducação alimentar é uma das estratégias com maior potencial de mudar a sua saúde de forma prática e sem sofrimento. Se você não sabia, eu te conto mais sobre esse método aqui. Mas o fato é que um profissional da nutrição NUNCA deve julgar seus pacientes e muito menos seus corpos. Contudo, a obesidade é considerada uma doença crônica não transmissível e impacta diretamente na qualidade de vida de muitas pessoas, acarretando outras doenças crônicas não transmissíveis como insuficiência cardíaca, hipertensão e diabetes, gerando problemas emocionais e também de locomoção em casos mais graves. Atualmente, a obesidade é considerada uma epidemia global.

Hoje temos uma desinformação muito grande sobre esse assunto e o termo ‘romantização da obesidade’ está em alta, mas o fato é que pessoas gordas precisam ser aceitas, amadas e escutadas. Em nosso país temos mais de 41 milhões de obesos – de pessoas de faixa etária de 18 para cima,  sendo uma parcela de 22% da população brasileira, segunda a Organização das Nações Unidas (ONU). Essas pessoas precisam ter suas necessidades básicas atendidas, mas também necessitam de conscientização sobre o resultado que a gordura traz aos seus corpos ao longo dos anos. Isso de uma forma digna e respeitosa. 

Por que a gordura faz mal ao corpo?

A partir do momento que você entra no sobrepeso sua composição corporal deixa de ser saudável, por fazer acúmulo de gordura seja corporal e ou visceral. Fato é que um corpo com maior quantidade de tecido adiposo (células de gordura) está inflamado – o que também indica que não está em sua plena saúde.

Por isso pessoas obesas têm uma expectativa de vida inferior à de pessoas saudáveis. Ou seja, a obesidade também está relacionada ao aparecimento de mais de 200 tipos de doenças, que são preveníveis se você tiver bons hábitos como: reeducação alimentar e exercícios físicos. 

Como saber se sou obeso: 

Para isso você precisa fazer o cálculo do IMC, assim como a medição da circunferência abdominal que determina a obesidade central. Quando você faz a bioimpedância esse resultado sai na hora. Quer saber mais sobre esse procedimento? Clique aqui! 

Por fim, outro ponto de atenção é a quantidade de gordura visceral que também está disponível no exame de bioimpedância realizado por mim e indica como tem sido a  alimentação do paciente e a propensão de doenças crônicas não transmissíveis. 

Obesidade: como virar esse jogo?

Se você sabe que está em sobrepeso ou obeso, calma! Eu costumo dizer que cada dia temos uma nova oportunidade de fazer a diferença. Assim, o primeiro passo é se conscientizar que você precisa de ajuda. Depois você precisa encontrar uma nutricionista que tenha as características que você busca, que te acompanhe mensalmente e proponha um cardápio variado e saboroso. Mas meu principal conselho é: opte por uma reeducação alimentar.

Essa estratégia não é focada em dietas milagrosas e nem em jejum radical, aqui você come de tudo de forma consciente, sabendo que a nutrição do seu corpo é o que importa. Com a reeducação alimentar você não foca na balança, mas sim em descobrir que é possível comer bem de forma moderada e consciente e assim gerar saúde para o seu corpo, mente e espírito. 

Mas você precisa estar disposta a:

  • Comer de forma moderada e com base na sua reeducação alimentar;
  • Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados;
  • Ir à feira e escolher alimentos orgânicos;
  • Beber a quantidade de água ideal para o seu peso;
  • Reduzir ou parar com álcool;
  • Parar de fumar;
  • Diminuir a ingestão de açúcares;
  • Estar disposto a provar novos alimentos;
  • Ter planejamento e disciplina;
  • Se exercitar mais de 4 vezes por semana.

Ciclo Circadiano equilibrado para evitar ou combater a obesidade

Pode até parecer algo distante, mas você vai compreender de forma fácil se eu te explicar que nossos dias tem ciclos e como vivenciamos o ciclo diário impacta diretamente em nossa saúde. A hora que acordamos, comemos, trabalhamos, vamos ao banheiro, fazemos exercícios e dormimos faz parte desse nosso ciclo.  

Então ter uma organização de disciplina com seus horários trará resultados positivos ao seu corpo.

Entre os principais pontos de atenção para alinhar seu ciclo circadiano estão: 

  • Dormir cedo e acordar cedo também;
  • Regular o horários das refeições para mantê-los próximos durante os dias. Assim, opte por tomar café, almoçar e jantar sempre no mesmo horário;
  • Fazer atividade física se possível no período da manhã ou início da tarde;
  • Evitar o excesso de informações, café e exposição luminosa à noite.

Mantendo um padrão no seu dia, você vai perceber que seu corpo irá retribuir te dando mais disposição ao acordar, deixando você mais relaxado perto da hora de dormir, seu sono será de melhor qualidade, seu intestino funcionará de forma regulada e você sentirá fome sempre no horário das suas refeições. Assim você terá uma rotina regrada que impactará no seu dia a dia de forma positiva auxiliando o seu processo de emagrecimento. 

Por fim, se você precisa de ajuda para manter seu corpo saudável, conte comigo! Agende agora uma consulta!

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio