Reeducação alimentar 03.12.21

Reeducação alimentar: o que é e como incluí-la em sua vida

Cada vez mais as pessoas estão atentas à saúde, seus corpos e ao estilo de […]

Cada vez mais as pessoas estão atentas à saúde, seus corpos e ao estilo de vida que querem desenvolver. Contudo, a realização de dietas milagrosas e que prometem resultados incríveis em apenas poucos dias ainda é uma tentação que acaba dificultando o caminho rumo a uma vida saudável de verdade. E aqui entra a importância da reeducação alimentar, que é a inclusão de hábitos alimentares saudáveis, a mudança de comportamento em relação aos alimentos e o melhor: sem imposições e obrigações. 

A reeducação alimentar começa como a avaliação de suas ações em relação aos alimentos. Mas a inclusão das mudanças é feita ao longo do tempo de uma forma que o paciente opte por uma alimentação de maior qualidade nutricional de forma consciente – esse é um ponto focal da reeducação alimentar. Aqui ele compreende os motivos e faz escolhas mais saudáveis por desejo próprio e não porque estava no cardápio. Saber onde está cometendo excessos é essencial, pois assim é possível olhar para essa situação,  propor mudanças mas de uma forma leve, sem julgamentos.

Os sentimentos em relação à comida também são importantes nesse método, analisando se o paciente come quando está se sentindo de determinada forma, como por exemplo quando está eufórico ou frustrado. Compreender esses porquês também ajuda a saber se é fome de verdade ou se a alimentação está sendo usada para um conforto em determinada situação da vida. 

Comer de forma moderada é essencial

Engana-se quem pensa que quem faz reeducação alimentar tem restrições. A chave desse processo é comer de tudo de forma moderada. Sim, o paciente que realiza reeducação alimentar pode comer um chocolate, mas ele saberá se realmente precisa daquele doce, qual o melhor momento para ingeri-lo e qual opção é mais saudável. Conhecimento é poder e poder é liberdade!  

Além disso, muitas pessoas que são acometidas por doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes, pressão alta, câncer e obesidade podem e devem buscar a reeducação alimentar com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, bem-estar e longevidade. 

Nestes casos, o acompanhamento com o nutricionista é essencial, podendo sanar dúvidas e tornar a alimentação mais prazerosa e equilibrada. 

Dietas milagrosas: será que funcionam de verdade?

De forma alguma quero criticar outros métodos de perda de peso, mas quero trazer uma reflexão sobre o tema. Quando você realiza uma dieta muito restritiva, muitas vezes o ânimo para começar é grande, mas no meio do caminho as pessoas sentem vontade de variar e acabam deslizando no cardápio imposto. Além do mais, algumas dietas como as mais restritas onde você só pode comer um determinado alimento no dia inviabilizam a vida social de seus participantes. Também quero lembrar que todos os grupos alimentares são essenciais para o corpo humano, então porque você deveria privar-se deles?

Vamos combinar que muitas das vezes você vê essas dietas extremistas por aí, quase nunca elas são validadas por profissionais da área da saúde como um nutricionista ou médico. É uma fórmula que foi usada por um grupo de pessoas e que é passada para outras pessoas mas sem validação profissional. Vale lembrar que cada corpo é único, então nem sempre o resultado é o mesmo para todas as pessoas que realizam a dieta. O efeito sanfona também é muito comum, visto que perder peso até pode ser fácil, mas manter a rotina restritiva é impossível. O que faz com que todo esforço muitas vezes não leve a lugar nenhum. 

Por onde devo começar minha reeducação alimentar?

O primeiro passo é escolher um profissional da nutrição. Ele vai olhar para você como um todo, fazer perguntas sobre seus comportamentos, preferências e solicitar que você peça ao médico alguns exames onde será possível verificar seus índices. Já na primeira consulta você sai com instruções de como poderá mudar sua alimentação de maneira gradual e sem sofrimento.  O objetivo é que você consiga eliminar os hábitos que não fazem bem para sua saúde que estejam relacionados a sua alimentação, mas isso não é do dia para noite. Um bom profissional vai compreender seu ritmo e incentivá-lo a permanecer no caminho. 

Se você quiser agendar uma consulta comigo, saiba que aqui no meu site é possível fazer todo o processo online. Você escolhe um dia na agenda, faz a marcação e realiza o pagamento! Simples e rápido. Clique aqui caso queira realizar o agendamento.

É fundamental que você conheça o profissional que irá atender você, saber quais suas especializações e seus métodos para atuar. Caso você queira saber mais sobre mim, vá até o meu perfil clicando aqui! 

Agora, quero passar algumas sugestões simples para você entrar em contato com a reeducação alimentar e perceber que é possível perder peso sem sofrer. 

5 dicas para você começar a sua reeducação alimentar

  • 1) Tenha metas e objetivos definidos. Isso ajuda a planejar melhor seu dia e focar naquilo que realmente importa para você. 
  • 2) Faça escolhas conscientes. Comer de tudo mas na quantidade certa e fazer trocas inteligentes é a chave para o bom funcionamento desse método.
  • 3) Desembale menos, descasque mais. Dê preferência por comida de verdade e deixando os processados apenas para algumas ocasiões. 
  • 4) Se familiarizar-se com os rótulos. Para compreender os componentes dos alimentos e não se apegar apenas as calorias. 
  • 5) Vá ao mercado com uma lista em mãos. Analise tudo que tem em sua casa e faça uma lista, assim você se sente menos tentado a comprar opções que não estão nela.

A verdade é que…

Sim, a alimentação é fundamental para sua saúde, mas você precisa ir além da sua alimentação. Ter uma rotina de exercícios físicos proporciona bem-estar e fortalece seu corpo é um dos itens indispensáveis. Assim como dormir bem que faz a diferença para que você se sinta disposto.

Outro item importante dessa lista é a sua saúde mental. Menos estresse e ansiedade também são fundamentais para que você saia do piloto automático e se torne consciente de todas as suas ações diárias e faça escolhas que fazem a diferença em sua vida. 

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio